terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vencendo a Soberba.





A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. 
(Provérbios 29:23)
A soberba nada mais é que a altivez, a arrogância e o orgulho desenfreado, no tatame da vida muitos lutadores começaram bem suas lutas, começam com respeito e honra, mas com o decorrer do tempo e as vitórias conquistadas os mesmo vão dando espaço para o orgulho e altivez que endurecem o coração. Nada pior para Deus que um coração duro!
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Provérbios 16:18)
Essa palavra de certo é uma verdade incontestável. Quando recebemos no tatame da vida uma queda da soberba, logo a ruína vem com fúria para nos nocautear.

Infelizmente é fácil vermos lutadores que estão com sua vida em ruínas, porém o orgulho e a dureza de coração é tão grande que eles mesmos não conseguem ver o estado em que se encontram. Lidar com lutadores que são soberbos é muito difícil pois os mesmos não aceitam correção, exortação, repreensão, conselhos ou qual quer forma de ajuda.
Geralmente lutadores orgulhosos gostam mais de bajuladores, gostam de pessoas ao seu redor lhe dizendo o quão ele é o cara, o quão sua visão é correta, o quão sua técnica é infalível.  E quando chega alguém lhe falando a verdade esse alguém logo será rejeitado. Por esse motivo vem a queda e a ruína, pois dessa forma esses lutadores tentem a ficar sozinhos, a se isolar de outras pessoas que poderiam lhe ajudar, tendem a desprezar as pessoas que os amam e machucam o próximo com sua indiferença.

Como lutadores precisamos anular a queda da soberba  fazendo o Sprawl da humildade.
Cuidados para não ser soberbo:
- Dê valor e honra a todos que lhe ajudaram um dia.
- Mesmo contrariado reconheça que você não é infalível;
- Não use as pessoas somente por que elas tem algo a lhe oferecer;
- Honre a todos lhe ajudaram em uma luta;
- Seja humilde e trate todos muito bem;
- Não guarde rancor;
- Se você venceu uma luta, reconheça que a luta vencida não foi por que você é bom demais e sim por que você tem uma equipe (uma igreja/família/amigos e etc) que te apoio e te ajudou nos treinos diários te preparando assim para essa vitória.
- Jamais menospreze alguém por ser pequeno ou fraco;
- Ame seu próximo como a ti mesmo, isso quer dizer, que com a mesma intensidade e dedicação que você faz pra você, faça pelo seu próximo.
- Não se ache o único capaz de fazer o que você faz hoje;
- Ao perder uma luta, reconheça sua fraqueza e não coloque a culpa nos outros ou nas coisas.
- Não pense que você tem o controle de tudo;
- Sua palavra não deve por regra sempre ser a última.

Outra Lei natural que jamais irá falhar é a lei da semeadura. Queira você ou não, o que você planta você colhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário